abril 27, 2017

Opinião: Sob Suspeita, Minette Walters

Título: Sob Suspeita
Autor: Minette Walters
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722336093

Sinopse:
 Numa pequena e pacata localidade no condado de Hampshire, Patrick O’Riordan, um irlandês desempregado, foi acusado de um duplo homicídio. Rapidamente, o choque e a incredulidade dão lugar à cólera e os pais e a prima de Patrick vêem-se alvo de ameaças e ataques, sem ninguém do seu lado a não ser Siobhan Lavenham, uma senhora irlandesa casada com um inglês, que põe em risco a sua própria reputação no seio da comunidade por questionar a imparcialidade da investigação. No entanto, Siobhan rapidamente se vê envolvida numa espiral de dúvidas, pois a verdade compõe-se de múltiplas faces e os segredos e a ambição enraizados na alma humana vão muito além das avaliações baseadas nas aparências…

     De certa forma, trata-se de um livro com temas pesados como, preconceito, incitação à violência e vandalismo, à medida que os habitantes da aldeia se unem em aversão à família O'Riordan, pelo simples facto de serem irlandeses. À medida que a história se desdobra, fica claro que o mal-entendido e a ignorância são realmente o problema. Eu gostei da maneira como Minette Walters estruturou a obra usando flashbacks, movendo os capítulos entre duas alturas diferentes.
  Para um livro tão curto é notavelmente complexo e mergulhado em cenários alternativos o que é excelente. Acho que gostei tanto por ser tão condensada e pelo seu fim totalmente inesperado.

Minette Walters, de origem inglesa, estudou francês na Universidade de Durham. Trabalhou como editora e redactora numa revista de ficção até se tornar freelancer em revistas femininas. Após ter sido mãe de dois rapazes, interrompeu a actividade profissional até 1987, data em que escreveu o primeiro policial. Vencedora de inúmeros prémios, os seus cinco livros iniciais foram adaptados para televisão pela BBC e transmitidos não só no Reino Unido como no resto do mundo. 


Sem comentários:

Enviar um comentário