maio 04, 2017

Opinião: 84, Charing Cross Road, Helene Hanff

Título: 84, Charing Cross Road
Autor: Helene Hanff
Editor: Lema d’Origem
ISBN: 9789898342034

Sinopse: Em 1949, uma carta, escrita num pequeno apartamento nova-iorquino, atravessa o oceano Atlântico e vai parar às mãos de Frank Doel, funcionário da livraria Marks & Co., no número 84 de Charing Cross Road, em Londres. É assim que se inicia uma correspondência de vários anos, que virá a transformar-se numa história de grande amizade.

      Em 84, Charing Cross Road, Helene Hanff compilou as cartas que ela e Frank Doel, um livreiro da famosa Charing Cross Road de Londres, trocaram durante vinte anos, desde a segunda Guerra Mundial até à sua morte. Esta edição contem a sequela, The Duchess of Bloomsbury Street, que narra a tão desejada visita de Helene Hanff a Inglaterra, já após Frank ter falecido, no verão de junho de 1971, entre outras coisas para promover o seu livro. Aqui, Helene, descreve as três semanas em que esteve em Londres e nos arredores, quando conheceu o espaço físico da livraria Marks & Co e algumas das pessoas com as quais se correspondia há tanto tempo. 
      Helene Hanff andou por todo o lado e fez de tudo, como por exemplo: em Bloomsbury, o Shakespeare's Globe Theatre (que ainda não tinha sido reconstruído por Sam Wannamaker), o Palácio de Buckingham, Torre de Londres e ainda teve tempo de explorar outros pontos turísticos fora de Londres: Eton e Oxford.
      É um livro curto, que com um tom engraçado e espirituoso ela aborda os leitores, quase como se estivesse a contar a história para nós em pessoa.


Sem comentários:

Enviar um comentário