maio 01, 2017

Livros mais traduzidos da história

O Entrelinhas compilou pra ti alguns dos livros mais traduzidos a nível mundial, sendo que o que tem menos traduções conta com cerca de 65! 


 Odisseia, de Homero - Odisseia homérica é, a seguir à Bíblia, o livro que mais influência terá exercido, ao longo dos tempos, no imaginário ocidental. Originalmente publicado em grego.
O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry - Uma história terna que apresenta uma exposição sentida sobre a tristeza e a solidão, dotada de uma filosofia ansiosa e poética, que revela algumas reflexões sobre o que de facto são os valores da vida. Originalmente publicado em francês. 
Contos de Fadas de Andersen, Hans Christian Andersen -  Notáveis pela capacidade descritiva e profunda sensibilidade, os seus contos transmitem-nos lições subtis sobre diversos aspetos do comportamento humano: a hipocrisia em O Fato Novo do Imperador, a compaixão em A Rapariguinha dos Fósforos, a necessidade da esperança em O Patinho Feio ou o poder da amizade e da coragem no admirável A Rainha da Neve... Originalmente publicado em dinamarquês.
Pinóquio, de Carlo Collodi - Esta é a história de um menino de madeira, sempre metido em confusões, peripécias e mentiras. Originalmente publicado em Italiano.
Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne - Em Vinte Mil Léguas Submarinas, Verne concebe um submarino, o Náutilus, completamente autónomo do meio terrestre, movido somente a electricidade. O engenheiro e dono de tal feito, é o capitão Nemo, que, com sua tripulação, cortou qualquer relação com as nações e com a humanidade. Originalmente publicado em francês.
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll - Os mundos mágicos do País das Maravilhas retratam uma ordem virada do avesso. Mas por entre o humor anárquico e os jogos de palavras, quebra cabeças e enigmas brilhantes, há comoventes momentos de nostalgia pela infância perdida. Originalmente publicado em Inglês.
1984, de George Orwell - 1984 oferece hoje uma descrição quase realista do vastíssimo sistema de fiscalização em que passaram a assentar as democracias capitalistas. O Big Brother já não é uma figura de estilo - converteu-se numa vulgaridade quotidiana. Originalmente publicado em Inglês.
Harry Potter, de J.K. Rowling - A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de HogwartsOriginalmente publicado em Inglês.

Optamos por não atribuir nenhuma ordem, nem por indicar ao certo o número de traduções. Encontramos várias listas e informações que se contradiziam e não queremos levar os leitores do Entrelinhas ao engano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário